AUDITOR CONTÁBIL • Ter formação em Ciências Contábeis com especialização na área de auditoria contábil; • Estar registrado e regular no Conselho Regional de Contabilidade. | • Verificar a exatidão dos dados e a integridade dos registros contábeis • Verificar a exatidão dos dados e a integridade dos registros contábeis • Avaliar a eficácia dos controles internos • Identificar possíveis falhas de controle, fraudes e irregularidades • Sugerir melhorias para otimizar processos e fortalecer a governança da empresa |
ASSESSOR EXECUTIVO • Ensino Médio Completo | • Prestar suporte técnico e operacional aos demais setores da Secretaria; • Auxiliar na redação de documentos oficiais; • Executar outras tarefas correlatas conforme determinação superior. |
COORDENADOR DE CONVÊNIOS • Ensino Médio Completo. | • Planejar, coordenar e acompanhar a execução de convênios firmados. • Elaborar e revisar planos de trabalho, garantindo que atendam às exigências legais. • Monitorar prazos e obrigações estabelecidas nos convênios. • Redigir, revisar e analisar contratos, termos de convênio e aditivos. • Garantir que toda documentação exigida pelos órgãos reguladores seja enviada corretamente. • Organizar e supervisionar a prestação de contas junto aos órgãos concedentes. • Acompanhar a aplicação dos recursos financeiros conforme o previsto no convênio. • Preparar relatórios financeiros e técnicos sobre a execução dos convênios. • Atuar como ponto de contato entre a instituição e órgãos concedentes. • Participar de reuniões e negociações para firmar novos convênios. • Responder a eventuais questionamentos e auditorias. • Acompanhar a execução dos projetos vinculados aos convênios, garantindo o cumprimento dos objetivos. • Identificar riscos e propor soluções para evitar descumprimentos ou irregularidades. • Orientar equipes internas sobre normas e diretrizes de convênios. • Capacitar colaboradores envolvidos na execução e prestação de contas. |
ENGENHEIRO AGRÔNOMO • Formação Superior em Pngenharia Agronômica; • Registo regular no Respectivo Conselho de Classe | • Desempenhar atividades de análise e elaboração de pareceres técnicos, projetos e execução de trabalhas especializados referentes preservação dos recursos naturais, qualidade e produção vegetal; • Efetuar supervisão, manejamentos, pesquisas e estudos referentes a projetos de engenharia agronômica. Aplicar técnicas adequadas para a conservação de solo, com vistas à efetiva produtividade e preservaçãodumeio ambiente. Pesquisar assuntos relacionados com aAreaagronômica visando a inovacoo de recursos tecnológicos, bem como a sua aplicação; • Coordenar e orientar a utilização adequada de insumos agronômicos; • Elaborar, implantar e manter projetos paisagisticos e de recuperação e preservação ambiental; • Elaborar e avaliar projetos de levantamento, identificação, classificação e cadastramento de dados relativos à proteção da flora; • Organizar coleções vivas de plantas; • Participar de expedições botânicas dentro e fora do Município; • Orientar a implantação de infraestrutura de herbários, coleções vegetais, bem como a aplicação correta de técnicas de conservação de plantas vivas e exsicatas; • Elaborar, coordenar e orientar projetos de fruticultura, olericultura, silvicultura e mecanização agrícola; • Elaborar, coordenar e orientar pesquisas cientificas relacionadas a espécies vegetais; • Elaborar e coordenar pesquisas e ações voltadas à recuperação preservação das matas ciliares e bosques naturais. • Planejar e orientar a implantação de infraestrutura de viveiros para a produção de espécies vegetais (flores, arbustos, Arvores, forração, folhagem, hortaliças, frutíferas e outros). • Elaborar e orientar estudos/pesquisas, visando desenvolver substratos para a produção vegetal. Elaborar e orientar estudos/pesquisas naAreade fitopatologia e entomologia, visando o desenvolvimento de técnicas de controle de manejo de pragas e doenças. • Elaborar e orientar a implantação de sistemas de irrigação nas diversas áreas de produção e ajardinamento. • Analisar e interpretar imagens aéreas. • Acompanhar e orientar tecnicamente equipes de trabalho nos procedimentos inerentes aos serviços de sua área de competência conforme sua formação profissional. • Prestar atendimento e orientação ao público, em assuntos relacionados a suaAreade competência, nos aspectos referentes à sua formação profissional. • Desempenhar atividades de coordenação, análise e elaboração de pareceres técnicos, nos aspectos referentes à sua formação profissional. • Atuar como assistente técnico nos processos judiciais que envolvam o Município, quando relativos às áreas de competência de sua função profissional. • Participar de projetos, estudos e pareceres com equipes multiProfissiOnais, nos aspectos referentes A, sua formação profissional. • Proferir palestras, treinamentos e debates, • Realizar vistorias, análises e emitir pareceres, auto de embargo, notificações, autos de infração e demais procedimentos, aplicando a legislação vigente, nos aspectos referentes à sua formação profissional. • Participar de comissões, grupos de trabalhos e compor delegações áreas estratégicas de interesse do Município. • Participar nas atividades referentes a implantação e manutenção de projetos e ações na área de agricultura urbana. • Atuar no monitoramento do processo de compra pública de alimentos oriundos de sistemas de produção da agricultura familiar. • Participar de projetos, estudos, com equipes multidisciplinares dos processos de comercialização de produtos orgânicos e demais sistemas produtivos da agricultura familiar. • Participar de projetos, programas e ações naareade segurança alimentar e nutricional, e parcerias com instituições públicas e privadas na esfera municipal e estadual. • Desempenhar outras atividades correlatas ao cargo. |
COORDENADOR DE PROGRAMA • Ensino Médio Completo. | • Coordenar a execução de projetos internos de todas as Secretarias. |
COORDENADOR DA DEFESA CIVIL • Ensino Médio Completo | • Elaborar o Plano Municipal de Defesa Civil; • Mapear áreas de risco no município; • Promover campanhas de conscientização e educação sobre desastres: • Implementar políticas de redução de riscos; • Acompanhar previsões meteorológicas e emitir alertas; • Monitorar áreas vulneráveis a enchentes, deslizamentos e outros desastres; • Manter sistemas de alerta precoce e comunicação com a população; • Coordenar ações de resgate e assistência em situações de emergência; • Mobilizar equipes de atendimento e voluntários; • Organizar abrigos temporários e distribuição de suprimentos; • Ativar o Plano de Contingência em caso de desastres; • Coordenar ações de reabilitação das áreas afetadas; • Buscar recursos estaduais e federais para a reconstrução; • Acompanhar projetosdcrecuperação ambiental c social; • Trabalhar em conjunto com bombeiros, policia, saúde e órgãos ambientais; • Estabelecer parcerias com instituições públicas e privadas; • Buscar apoio técnico e financeiro para aprimorar a estrutura da Defesa Civil; • Manter registros e relatórios sobre ocorrências e ações realizadas; • Elaborar projetos para captação de recursos e convênios; • Garantir o cumprimento da legislação relacionada à Defesa Civil, |
COORDENADOR DE RELAÇÕES PÚBLICAS • Ensino Médio Completo. | • Planejar e executar estratégias de comunicação pública; i Representar o município em eventos, entrevistas e reuniões; • Gerenciar a identidade visual e o posicionamento da prefeitura; • Redigir e distribuir notas,releasese comunicados oficiais; • Manter relacionamento com a imprensa local, regional e nacional; • Organizar entrevistas e coletivas de imprensa; • Administrar perfis oficiais da prefeitura nas redes sociais; • Criar conteúdos informativos e interativos para a população; • Monitorar a opinião pública e responder is interações; • Planejar e coordenar eventos institucionais e solenidades oficiais; • Organizar a participação do prefeito e secretários em eventos públicos; • Garantir a execução do protocolo oficial em cerimónias; • Desenvolver campanhas educativas e informativas; • Criar canais de atendimento e ouvidoria para cidadãos; • Responder dúvidas e encaminhar demandas da população aos setores responsáveis; • Elaborar estratégias para lidar com crises de imagem; • Monitorar noticias e redes sociais para prevenir crises de comunicação; • Criar planos de ação para mitigar impactos negativos. |
COORDENADOR DE COMPRAS DA SECRETARIA DE SAÚDE • Ensino Médio Completo | Exercer as seguintes attibuições jtuito a Secretaria de Saúde: • Elaborar e manter atualizado o cadastro de fornecedores de • Ensino Médio Completo produtos e serviços; • Elaborar processos de compras, obras e serviços, quando dispensada ou inexigível a licitação, após prévia autorização; • Proceder a verificações periódicas dosindicesde preços que poderão afetar o custo de aquisiçãodcmateriais, indicando os respectivos reflexos no orçamento; • Levantar as reais necessidades de materiais e serviços para a inclusão de recursos suficientes na proposta orçamentária; • Fornecer aos órgãos competentes da Administração Municipal os dados básicos e elaboração da proposta orçamentária, bem como os elementos destinados a instruir pedidos de créditos suplementares; • Encaminhar ao mesmo setor competente, ao término do exercício, as despesas referentes a material cuja fatura ainda não tenha sido processada, para efeito de inscrição do débito em restos a pagar; • Classificar e processar as faturas, contas ou notas fiscais, encaminhando as ao setor competente; • Classificar, catalogar e codificar o material em uso, mantendo os atualizado e fornecendo cópias e catálogos aos demais Orgãos; • Encaminhar à Comissão Permanente de Licitação os processos de compras, obras e serviços, quando não for o caso de inexigibilidade ou dispensa de licitação; • Exercer o controle de formulários, propondo a atualização dos seus textos e conteúdos observando as diretrizes estabelecidas pelas autoridades competentes; • Controlar o prazo de entrega de materiais e serviços processados sob a sua responsabilidade; • Promover a confecção de impressos e fornecer os modelos para o processamento de compra através de licitação; • Elaborar e instruir as proposições de aquisição de materiais e prestações de serviços, submetendo-as à apreciação da autoridade competente; • Manter atualizada a escrituração do material adquirido, estocado e distribuído, e fazer o controle do estoque minimo; • Atender as requisições para o fornecimento de material feitas pclos demais órgãos e setores,dcacordo com as disponibilidades e com prévia autorização do Secretário de Saúde, ou justificar no caso de impossibilidade de atendimento; • Efetuar a numeração e classificação do material permanente para fins de identificação, antes da entrada no estoque; organizar e manter atualizado o cadastro de bens imóveis, por unidade e por espécie; registrar nas notas de empenho, notas fiscais e faturas o número de tombamento do material permanente adquirido; • Expedir termos de responsabilidade relativos ao material permanente distribuído e manter atualizado o inventario dos responsáveis, procedendo à sua verificação anualmente ou na ocorrência de mudança de responsável; • Expedir documento de transferência relativa a bens cedidos de uma unidade para outra ou para órgãos integrantes de outros entes públicos; • Promover a baixa de responsabilidade patrimonial do material que tenha sido alienado, cedido, devolvido ou inutilizado; • Acompanhar a execução dos contratos de manutenção e locação de bens móveis e imóveis, controlando e comunicando à autoridade superior os prazos de vigência e irregularidades; • Propor ao Prefeito Municipal a necessidade e conveniência de realização de seguros dos bens; • Manter sob sua guarda e responsabilidade as certidões de registro de escrituras, documentos de veículos, concursos públicos, licitações, contratos, convénios e os outros documentos relativos aos bens móveis e imóveis; • Executar os demais atos e medidas, em geral, relacionado com a finalidade do Setor. |
COORDENADOR DE FATURAMENTO DA SAÚDE
• Ensino Médio Completo. | • Supervisionar e coordenar o faturamento dos serviços prestados no SUS e em convênios; • Garantir o correto lançamento dos atendimentos nos sistemas de faturamento(ex: SIA/SUS e SIH/SUS); • Conferir e validar a informações enviadas para cobrança; • Assegurar que os prontuários, guias e autorizações estejam completos e padronizados; • Organizar c arquivar documentos necessários para auditorias e prestações de contas; • Manter o cadastro atualizado de unidades de saúde e profissionais habilitados; • Realizar interface com o Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e demais orgãos reguladores; • Acompanhar as regras de faturamento e atualização das tabela do SUS (SIGTAP, BPA); • Garantir o envio correto das produções para obtenção de repasses fmanceiros; • Monitorar inconsistências nos processos de faturamento para evitar glosas (pagamentos negados); • Corrigir falhas nos lançamentos e adotar medidas para melhorar a eficiência do faturamcnto; • Responder as auditorias e fiscalizações do Tribunal de Contas e órgãos competentes; • Coordenar a equipe de faturamento e oferecer capacitação sobre normas e sistemas; • Definir fluxos de trabalho para garantir agilidade e precisão nos processos; • Implementar ferramentas e sistemas para otimizar a cobrança de serviços de saúde; • Elaborar relatórios financeiros e estatísticos sobre a produção faturada; • Acompanhar os repasses e pagamentos dos serviços faturados; • Fornecer dados para apoiar a tomada de decisão na gestão da saúde municipal. |
COORDENADOR RURAL • Ensino Fundamental Completo. | • Elaborar e implementar programas de apoio ao produtor rural; • Promover politicas públicas para o desenvolvirnento agrícola e pecuário; • Estabelecer metase diretrizes para o setor rural do município; • Fomentar a agricultura familiar e o agronegócio local; • Viabilizar incentivos e financiamentos para os agricultores; • Promover capacitações e assistência técnica para pequenos e médios produtores; • Supervisionar a manutenção e recuperação de estradas rurais; • Apoiar a construção e melhoria de pontes,nudese infraestrutura hídrica; • Viabilizar transporte adequado para o escoamento da produção agrícola; • Desenvolver projetos de conservação do solo e recursos hídricos; • Incentivar práticas sustentáveis e o uso racional de recursos naturais; • Monitorar e fiscalizar impactos ambientais das atividades rurais; • Firmar parccrias com órgãos estaduais e federais de apoio ao setor rural; • Captar recursos e investimentos para projetos rurais; • Trabalhar junto a associações e sindicatos para fortalecer o setor agrícola: • Incentivar a participação de produtores em feiras e mercados locais; • Criar políticas para fortalecer a comercialização de produtos rurais; • Apoiar a implementação de programas como FAA(Programa Lie Acwisierao de AlimeeWs) e PNAE (Programa Naeional de I Alimentação Escolar); • Elaborar relatórios sob a produção agropecuária municipal; • Acompanhar indicadores econômicos do setor rural • Manter cadastros atualizados de produtores e propriedades rurais. |
COORDENADOR • Ensino Médio Completo | • Auxiliar os Secretário na coordenação da Secretária na qual esta vinculado. |
DIRETOR OPERACIONAL • Ensino médico completo. | • Gestão das Operações — Supervisionar e otimizar os processos operacionais para garantir eficiência e produtividade. • Planejamento Estratégico — Colaborar com a alta gestão na definição de metas e estratégias para o crescimento da empresa. • Gestão de Equipes — Liderar equipes operacionais, promovendo um ambiente de trabalho produtivo e motivador. • Controle de Qualidade — Garantir que os produtos e serviços atendam aos padrões estabelecidos. • Gestão de Recursos — Supervisionar o uso eficiente de materiais, equipamentos e pessoal. • Relacionamento com Fornecedores e Parceiros — Negociar contratos e parcerias estratégicas para fortalecer a operação. • Garantia do Cumprimento de Normas e Regulamentos — Assegurar que a empresa opera conforme as leis e regulamentações aplicáveis. Gestão de Riscos —Identificar e mitigar riscos operacionais que possam impactar a atividade. |
DIRETOR EXECUTIVO • Ensino Médio Completo. | • Supervisionar as atividades de protocolo, se.xviços administrativos e almoxarifado. • Supervisionar as atividades das áreas de compras, licitações e gestão de contratos. • Supervisionar as atividades de Gestão de Pessoas. |
FISCAL DE CONTRATO • Ensino médio completo | • Acompanhar a execução do contrato — Monitorar se os serviços ou prodr.nos contratados estão sendo entregues conforme os prazos, especificações e condições acordadas. • Verificar o cumprimento de cláusulas contratuais — Certificar-se de que ambas as partes cumprem suas obrigações, incluindo qualidade, prazos e formas de pagamento. • Registrar ocorrências e não conformidades — Documentar fallias, atrasos, descumprimentos e qualquer outro problema na execução do contrato. • Comunicar irregularidades — Relatar problemas i administração ou a empresa responsável para que sejam tomada-s as providencias cabíveis. • Emitir pareceres e relatórios — Elaborar relatórios periodicos sobrc a execução do contrato, idcntificando riscos e propondo soluções. • Aprovar medições e pagamentos — Conferir se os serviços foram prestados corretamente antes de autorizar pagamentos. • Manter a comunicação com fornecedores e contratantes - Intermediar informações entre as partes envolvidas para evitar conflitos e garantir o bom andamento do contrato. • Zelar pelo cumprimento da legislação - Assegurar que todas asnorms e regulamentarAes aplicaveis ao conixato estão sendo respeitadas. • Acompanhar e fiscal convênios, contatos instrumentos congêneres, garantindo o cumprimento das disposições neles contidas e atendendo às normas orçamentárias e financeiras da Administração Pública. |
MOTORISTA CATEGORIA B • Alfabetizado; • Habilitação catcgoria -B" ou superior. | • Dirigir automóveis, utilitários evanscom até 8 passageiros (além do motorista), respeitando as leis de trânsito; • Realizar transporte de passageiros, materiais, documentos ou pequenas cargas de acordo com a necessidade da empresa; • Garantir a segurança dos ocupantes e da carga transportada, respeitando as normas de trânsito; • Verificaroleo,combustível, pneus, água do radiador e outros itens antes de iniciar viagens; • Seguir itinerários preestabelecidos e cumprir horários de saída; • Manter controle de quilometragem, consumo de combustível e outras informações relevantes. |
MOTORISTA DE GABIENTE • Alfabetizado; • Habilitação categoria "B" ou superior. | • Dirigir automóveis, utilitários evanscom até 8 passageiros (além do motorista), respeitando as leis de trânsito; • Realizar transporte de passageiros, materiais, documentos ou pequenas cargas de acordo com a necessidade da empresa; • Garantir a segurança dos ocupantes e da carga transportada, respeitando as normas de trânsito; • Verificar óleo, combustível, pneus, água do radiador e outros itens antes de iniciar viagens; • Seguir itinerários preestabelecidos e cumprir horários de saída; • Manter controle de quilometragem, consumo de combustível e outras informações relevantes. |
MONITOR DISCIPLINAR • Ensino médio complete. | • Auxiliar na aplicação do Código de Convivência Escolar. • Incentivar a responsabilidade e o respeito entre os alunos. • Monitorar e intervir em situações de conflitos, utilizando práticas restaurtivas. • Aplicar e acompanhar o sistema de recompensas simbólicas (quadro d mérito, prêmios,etc.). • Orientar os alunos sobre comportamento adequado, respeito e empatia. • Fiscalizar o uso adequado do uniforme e acessórios escolares. • Auxiliar na entrada e saida dos alunos de forma organizada. • Apoiar na execução do Hino Nacional conforme o cronograma escolar. • Garantir a organização dos espaços comuns da escola. • Atuar como mediador em conflitos entre alunos, promovendo a resolução pacifica. • Aplicar advertências verbais e escritas quando necessário. • Registrar ocorrências e acompanhar a evolução do comportamento dos alunos. • Registrar e relatar comportamentos positivos e situações que exijam intervenção. • Acompanhar alunos em momentos de recreio e atividades extraeunieulares. • Participar de reuniões quinzenais para discutir desafios e propor melhorias. • Participar de treinamentos sobre comunicaçãonapviolenta, mediação de conflitos e técnicas de gestão de comportamento. • Receber formação em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) para atuação em emergências. • Acompanhar crianças em passeios, visitas e festividades sociais; • Observar a saúde e o bem-estar das crianças, levando-as quando necessário, para atendimento médico e ambulatorial; • Prestar primeiros socorros, cientificando o superior imediato da ocorrência; • Levar ao conhecimento do chefe imediato qualquer incidente ou dificuldade ocorridas; • Vigiar e manter a disciplina das crianças sob sua responsabilidade, confiando-as aos cuidados de seu substituto ou responsiveis, quando afastar-se, ou ao final do período de atendimento. |
SECRETÁRIO EXECUTIVO • Ensino médio completo | • Auxiliar na elaboração e execução de estratégias administrativas; • Coordenar a orgmlização documental e ofluxode informações internas; • Prestar apoio técnico e administrativo ao Secretário Municipal de Controladoria Geral Interna. |
SECRETARIO GERAL DO GABINETE • Ensino médio completo. | • Prestar Assessoria direta ao prefeito; • Representar o prefeito internamente e perante os demais orgãos públicos e privados; • Prestar Assessoria os demais Secreduios Municipais e Departamento. • Supervisionarprocessorinternos do gabinete, controlando documentos, correspondências e despachos oficiais; • Articulação política e institucional — Manter contato com secretarias municipais, vereadores, órgãos estaduais e federais, além de representantes da sociedade civil. • Coordenação da comunicação interna e externas— Apoiar a divulgação das ações do governo, redigir comunicados e garantir que informações estratégicas sejam vem gerenciadas. |
SECRETÁRIO DE MUNICIPAL DE CONTROLADORIA GERAL INTERNA | • Autorizar e empenhar despesas; • Assinar notas de empenho; • Assinar balancetes, balanços, orçamentos e demais documentos contábeis; • Encaminhar documentos, responder diligencias e demais solicitaçaes dos Tribunais de Contas do Estado e da União; • Cadastrar, desbloquear e alterar senhas |
SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA | • Coordenar a execução das políticas de segurança pública; • Representar a_ Seeretaria_ junto nos demais. órgãos públicos e sociedade civil; • Supervisionar e orientar as ações da Guarda Municipal; • Propor diretrizes e normas para a melhoria da segurança pública; • Articular-se com órgãos estaduais e federais para a segurança do município. |
SUBSECRETÁRIO DE GOVERNO | • Auxiliar o Secretário de Governo na implementação de políticas públicas municipais; • Coordenar ações estratégicas para o cumprimento do plano de governo. • Acompanhar e avaliar projetos e programas desenvolvidos pelo governo municipal; • Estabelecer diálogo com vereadores, lideranças comunitárias e demais atorespoliticos; • Representar a prefeitura em reuniões, audiências e eventos institucionais • Apoiar o relacionamento entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo municipal: • Supervisionar o funcionamento das secretarias e órgãos municipais vinculados ao governo • Acompanhar processos administrativos, contratos e convênios firmados pelo município; Gerir equipes e otimizar processos internos para garantir eficiência na gestão, Garantir a transparência da gestão pública e a comunicação com a população; • Acompanhar a divulgação de informações oficiais e políticas governamentais; • Trabalhar em conjunto com a assessoria de comunicação para fortalecer a imagem institucional; • Monitorar o andamento de projetos prioritários da gestão municipal; • Resolver demandas emergenciais e intermediar conflitos internos entre secretarias; • Criar relatórios e indicadores para avaliar a eficácia das ações governamentais; • Apoiar a busca por recursos estaduais, federais e privados para projetos municipais; • Estabelecer parcerias com instituições públicas e privadas para o desenvolvimento local; • Auxiliar na elaboração de propostas para obtenção de financiamentos e investimentos. |
SUBSECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO | • Auxiliar na coordenação das atividades administrativas do município; • Supervisionar o funcionamento dos órgãos internos e setores da administração municipal; • Garantir o cumprimento das normas e regulamentos administrativos; • Acompanhar a administração do quadro de servidores municipais; • Supervisionar processos de contratação, exoneração e aposentadoria; • Apoiar a implementação de programas de capacitação e desenvolvimento proftsional; • Supervisionar o controle e manutenção do patrimônio público municipal; • Coordenar a aquisição, distribuição e controle de materiais e equipamentos; • Garantir a eficiência nagestic,dos almoxarifados e estoques municipais; • Acompanhar processos licitatórios e contratos administrativos; • Garantir a transparência e legalidade na gestão das compras públicas; • Apoiar a fiscalização e o cumprimento dos contratos firmados pelo município; • Auxiliar na implementação de inovações tecnológicas para otimizar processos administrativos; • Supervisionar sistemas de gestão pública e digitalização de documentos; • Propor melhorias na estrutura organizacional da administração municipal; • Monitorar indicadores de desempenho da gestão administrativa; • Elaborar relatórios sobre a eficiência dos serviços internos da prefeitura; • Propor estratégias para aprimorar a gestão e reduzir custos operacionais; • Apoiar a integração entre secretarias e órgãos municipais; • Representar a Secretaria de Administração em reuniões e eventos instinicionais; • Participar da formulação de políticas públicas voltadas à modemização da gestão. |
SUBSECRETÁRIO DE AGRICULTURA | • Auxiliar o Secretario Municipal de Agricultura na administração e execução de politieas agropecuárias; • Acompanhar e supervisionar projetos estratégicos do setor agrícola; • Substituir o Secretario em suas ausências e representar a pasta quando necessário; • Fomentar a agricultura familiar e o agronegócio local; • Promover ações para aumento da produtividade rural e sustentabilidade; • incentivar o uso de novas tecnologias e boas práticas agrícolas; • Coordenar programas de capacitação para produtores rurais; • Firmar parcerias com instituições para oferecer assistência técnica agropecuária; • Apoiar programas de extensão rural e inovação tecnológica; • Acompanhar obras de manutenção e recuperação de estradas vicinais; • Fiscalizar a conservação de pontes e acessos rurais para escoamento da produção; • Promover políticas para garantir o abastecimento de água nas áreas rurais; • Implementar programas de preservação do solo e recursos hiMaas; • Fomentar praticas sustentáveis no uso de defensivos agrícolas e manejo de resíduos; • Apoiar projetos de reflorestamento e conservação ambiental; • Incentivar a participação de produtores em feiras e mercados locais; • Coordenar programas de aquisição de alimentos como PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa NacionaldcAlimentação Escolar); • Buscar estratégias para ampliar o acesso dos produtores a novos mercados; • Apoiar a busca por recursos estaduais e federais para projetos agropecuários; • Articular convénios e parcerias com entidades públicas e privadas; • Monitorar a execução de programas financiados e garantir sua correta aplicação; • Elaborar relatórios técnicos sobre a produção agropecuária municipal; • Acompanhar dados estatísticos e indicadores do setor agrícola; • Garantir o cumprimento das metas da Secretaria de Agricultura. |
SUBSECRETÁRIO DE CULTURA | • Auxiliar no planejamento .e execução das políticas culturais municipais; • Desenvolver e coordenar programas eulturais qua atendam. As necessidades da população; • Acompanhar e.avaliar a execução.deprojetos culturais na dade; • Supervisionar funcionamento de espaços culturais coma museus, teatros, centros culturais e bibliotecas; Promover a manutenção, conservação e vatorização do patrimônio cultural municipal; • Organizar eventos, exposições e apresentações artísticas nesses espaços; • Estabelecer parcerias com outras instituições .culturais, coma universidades, ONGs, fundações e entidades artísticas; • Trabalhar em conjunto com a Secretária de Cultura Estadual e Federal para o desenvolvimento de projetos; • Fomentara integração entre as diversas áreas culturais; como música, dança, teatro, artes visuais e literatura; • Desevolver e coordenar programas de cultura como editais e concursos culturais; • Apoiar a criação de políticas públicas que incentivem a produção artística local; • Buscar fontes de financiamento e recursos para projetos culturais municipais; • Gerir a execução do orçamento destinada à área da cultura; • Controlar e monitorar a aplicação de recursos em projetos culturais; • Elaborar relatórios de atividades culturais e prestar contas à administração municipal. • Planejar e coordenar a divulgação de eventos, festivais e outras iniciarivas culturais; • Trabalhar junto A. assessoria de comunicação para promover as ações culturais do município; • Estimular a participação da população nas atividades culturais locais; • Promover cursos, workshopse oficinas para a formação de artistas e profissionais da cultura; • Estimular o intercâmbio cultural com outras cidades e países; • Apoiar o desenvolvimento e a capacitação de gestores e produtores culturais; • Garantir que as políticas culturais atendam a todas as camadas da sociedade, promovendo a inclusão e a diversidade; • Incentivar a valorização das manifestações culturais locais, especialmente as de grupos minoritários e tradicionais. |
SUBSECRETÁRIO DE FINANÇAS | • Auxiliar na elaboração e execução do Plano Plurianual (PPA) e da Lei Orçamentária Anual (LOA); • Acompanhar a execução do orçamento municipal, garantindo a alocação correta de recursos; • Monitorar as receitas e despesas do município, propondo ajustes quando necessário; • Supervisionar a gestão da tesouraria, incluindo recebimentos e pagamentos municipais; • Garantir a regularidade dos fluxos de caixa e controle deconinsbancárias; • Analisar e acompanhar os saldos e movimentações financeiras do município;. • Coordenar as atividades de arrecadação de tributos municipais (IPTU,ISS,tams, etc.); • Monitorar e planejar a política de incentivos fiscais, visando o equilíbrio. fiscal; • Implementar sistemas e processos para otimizar a arrecadação • e reduzir a inadimplôncia; • Supervisionar os registros contábeis e a elaboração das demonatações finaneeiras do municipio; • Coordenar a elaboração de relatórios contábeis para prestação dccontas aos órgãos de confrole; • Assegurar o cumprimento das normas fiscais e contábeis, incluindo as auditorias internas e externas; • Acompanhar e controlar a dívida ativa do município; • Coordenar o pagamento de dividas e ocuria-01e do endividamento público; • Desenvoiver estratégias para a renegociação de dividas e a busca por financiamentos; • Desenvolver e implementar políticas de planejamento tributário e fiscal para o município; • Acompanhar as mudanças na legislação tributária e garantir a adaptação das normas municipais; • Elaborar relatórios e análises sobre a situação fiscal do município para tomadas de decisão; • Prestar suporte técnico-financeiro para outras secretarias municipais na gestão de recursos; • Articular ações intersecretariais para otimizar a alocação e utilização dos recursos públicos • Participar das reuniões estratégicas para discutir e planejar a execução de políticas públicas |
SUBSECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE | • Desenvolver e implementar políticas públicas municipais voltadas para o meio ambiente; • Planejar e coordenar ações de preservação ambiental e sustentabitidade; • Elaborar programas e projetos de gestão ambiental, como recuperação de áreas degradarias e controle de poluição; • Gerenciar as áreas de proteção ambiental, como parques e reservas naturais; • Coordenar atividades relacionadas ao uso sustentável dos recursos naturais (água, solo, flora e fauna); • Supervisionar a implementação de práticas sustentáveis na gestão de resíduos e efluentes; • Coordenar o processo de licenciamento ambiental para empreendimentos no município; • Fiscalizar atividades que possam causar impactos ambientais, como construção civil e agricultura; • Garantir que as normas e regulamentações ambientais sejam cumpridas pelos agentes públicos e privados; • Promover campanhas e programas de educação ambiental para a população; • Estabelecer parcerias_cornescolas, ONGs e outras entidades para fomentar a conscientineAo ambiental; • Organizar eventna e atividades educativas, com feiras ambientais e palestras sobre sustentabilidade; • Monitorar indicadores ambientais e elaborar relatórios sobre a qualidade ambiental do município; • Criar e implementar sistemas de informação para o acompanhamento de dados ambientais; • Analisar relatórios de auditoria ambiental e sugerir melhorias nos processos de gestão ambiental; e- Estabelecer parcerias com entidades estaduais, federais ONGs para desenvolver projetos ambientais; • Representar a -subsceretaria cm -fóruns, confcrôneias ereuniões sobre questões ambientais; Trabalhar em conjunto com outras scerciuias para integrar a agenda ambiental com outras políticas públicas municipais; a Implementar projetos desenvolvimento sustentivel, incentivando práticas ecológicas e econômicas viáveis; • Buscar inovações e novas tecnologias para a gestão ambiental eficiente; • incentivar a utilização de energias renováveis e o consumo consciente de recursos naturais. |
SUBSECRETÁRIO DE OBRAS | • Coordenar a elaboração e execução de projetos de infraestrutura, como pavimentaçao, drenagem e cosntrução de obras públicas; • Supervisionar a execução de obras de construção e reforma de prédios públicos, escolas, postos de saaúde, etc; • Planejar e coordenar ações para atender à demanda por melhorias na infraestrutura urbana e rural do município; • Acompanhar o processo de licitação de obras públicas, garantindo transparência cumprimento da legislação • Supervisionar e gerenciar os contratos firmados com empreiteiras e prestadores de serviços; • Controlar o cronograma de execução das obras, assegurando que sejam realizadas dentro do prazo e orçamento estabelecidos; • Garantir a fiscalilação das ribras para garantir que atendam aos padrões técnicos e de qualidade; • Monitorar o cumprimento das normas de segurança c acessibilidade em todas as construções e reformas; • Realizar vistorias para garantir que as obras sejam executadas conforme o projeto e as especificações técnicas; • Coordenar projetos de melhorias nas vias públicas, como asfaltamento, iluminação, pavimentação e construção de pontes; • Gerenciar o planejamento de sistemas de drenagem e esgoto, visando a sustentabilidade e prevenção de enchentes; • Coordenar o atendimento de demandas da população relacionadas à infraestrutura, como reparos e manutenção de ruas, calçadas e praças; • Controlar o orçamento destinado As obras municipais, buscando otimizar os recursos disponíveis; • Acompanhar a execução orçamentária e a aplicação dos recursos para obras públicas; • Buscar fontes de financiamento, como convênios e parcerias, para viabilizar obras de maior porte; • Gerenciar equipes de trabalho, tanto internas quanto contratadas, para a execução das obras; • Planejar e organizar a. alocação de recursos humanos e materiais nas obras em andamento; Realizar treinamentos para garantir a qualificação das equipes de obras municipais; • Manter comunicação constante com outras secretarias gãos municipais para garantir a integração das ações de infra estrutura com outras, áreas, • Relacionar-se com empresas de engenharia, urbanismo, e forneeedores de materiais de construção; • Atender a demandas da população e de vereadores relacionadas à excução de obras no município. |
SUBSECRETÁRIO MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL | • Desenvolver e coordenar programas e projetos sociais voltados4 inclusão e bem estar da população; • Planejar ações para atender a grupos vulneráveis, como idosos, crianças, pessoas com deficiência, famílias cm situação de risco, entre outros; • Implementar política de combate à -desigualdade social e de fortalecimento da rede de proteção social; • Coordenar a execução de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família (ou similares), benefícios assistenciais e programas de habitação popular; • Garantir a integração dos serviços de assistência social com cutros-programas-municipe.isestaduaise federais; • Monitorar o cadastramento e a regularização de beneficiários de programas sociais; • Estabelecer parcerias com organizações não governamentais (01s10s), entidades.eommitárias. e. empresas para desenvolvimento de ações sociais; • Trabalhar junto aos Conselhos Municipais.de Assistência Social e de Direitos Humanos, garantindo a participação da sociedade civil; • Representar o município em fóruns e eventos sobre políticas de assistência social; com foco na captação de recursos e parcerias; • Supervisionar e coordenar o fundionamento de CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), CREAS (Centros de Referência Especializados de Assistência Social), abrigos e outros equipamentos públicos da assistência social; • Garantir o atendimento adequado e humanizado aos cidadãos em situação de vulnerabilidade social; • Monitorar o atendimento a demandas emergenciais, como situações de violência doméstica e necessidades especiais; • Realizar auditorias e acompanhar o desempenho de serviços prestados na área social; Garantir que os recursos destinados a assistência social sejam aplicados de forma eficiente e transparente; • Acompanhar a execução de convênios e parcerias, garantindo a correta aplicação dos recursos; • Promover ações de inclusão social e cidadania, trabalhando para o empoderamento das populações em situação de vulnerabilidade; • Desenvolver projetos para a capacitação profissional e a inserção no mercado de trabalho de pessoas em situação de risco social; • Implementar campanhas educativas e de conscientização sobre direitos sociais, combateitdiscriminação e incentivo à participação social; • Acompanhar os resultados dos programas sociais e elaborar relatórios periódicos sobre o impacto das ações desenvolvidas; • Manter atualizado o Cadastro Único e outros sistemas de gestão de beneficios sociais; • Avaliar a eficácia daspolitica.s.públicas e ajustar as estratégias conforme as necessidades da população. |
SUBSECRETÁRIO DE CONTROLADORIA GERAL INTERNA | • Auxiliar, o Secretário em suas atribuições e substitui-lo em suas ausências e impedimentos. |
SUBSECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA | • Auxiliar o Secretário em suas atribuições e substitui-lo em suas ausências e impedimentos. |
SUBSECRETÁRIO DE SAÚDE | • Auxiliar o Secretário Municipal na implementação e execução de políticas públicas; • Coordenar as atividades do órgão ou secretaria, garantindo o cumprimento das diretrizes estabelecidas; • Substituir o Secretário em suas ausências e desempenhar funções delegadas por ele. |
SUBSECRETÁRIO DE TURISMO | • Auxiliar o Secretário em suas atribuições e substituf-lo em suas ausências e impedimentos. |
SUPERINTENDENTE • Nível Fundamental Completo | • Supervisionar a execução das atividades na qual está vinculado. |
SUPRRINTRNIWNTE DE SAUDE • Ensino médio completo. | • Definir e implementar políticas e diretrizes de saúde da instituição; • Desenvolver pianos estratégicos para a melhoria dos serviços de saúde; • Monitorar indicadores de desempenho e qualidade na assistência à saúde; • Supervisionar equipes multidisciplinares e garantir a eficiência dos processos; • Garantir o cumprimento de normas regulatórias e exigências dos órgãos de saúde (ANS, SUS, Vigilância Sanitáriaetc.) • Gerenciar contratos, parcerias e convênios com prestadores de serviço. • Elaborar e acompanhar o orçamento do setor de saúde. • Otimizar recursos fmanceiros e reduzir desperdícios. • Garantir o equilíbrio entre custo e qualidade dos serviços prestados. • Representar a organização em reuniões, eventos e negociações. • Manter relacionamento com órgãos reguladores, fornecedores e parceiros estratégicos. • Gerenciar crises e garantir a transparência na comunicação comstakeholders. • Implementar programas de melhoria continua e acreditação hospitalar. • Adotar novas tecnologias e metodologias para aprimorar os serviços de saúde. • Investir em qualificação e desenvolvimento da equipe |
SUPERINTENDENTE DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA EM CONTAS MÉDICAS • Ensino médio completo. | O Supervisionar a análise e validação .de contas médicas, garantindo conformidade com normas contratuais e regulatórias. • Acompanhar o fatirarnento dos serviçosdcsaúde, verificando cobranças, glosas e eventuais ajustes. • Garantir a correta codificação de procedimentos e compatibilidade com tabelas de referência (ex.: TUSS, CBHPM, SUS). • Coordenar processos de auditoria médica,tank)preventiva quanto retrospectiva. • Implementar medidas para reduzir desperdícios e otimizar custos assistenciais. • Acompanhar indicadores de desempenho relacionados a qualidade e eficiência dos serviços prestados. • Supervisionar equipes de auditores Medicos e técnicos administrativos. • Garantir o cumprimento de protocolos e diretrizes clínicas. • Fomentar treinamentos e atualização dos profissionais da área. • Negociar contratos com operadoras de saúde, clinicas, hospitais e fornecedores. • Intermediar demandas entre prestadores e operadoras para solucionar impasses administrativos e fmanceiros. Assegurar conformidade com normativas da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e demais órgãos reguladores. • Implementar ferramentas de tecnologia para otimização da auditoria e gestão de contas. • Analisar tendências do setor para propor melhorias nos processos regulação e faturamento. • Monitorar impactos de novas regulamentações e atualizar fluxos internos conforme necessário. |
SUPERINTENDENTE-GERAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA • Ensino médio completo. | • Coordenar e supervisionar os serviços de atenção primária saúde, garantindo accsso, qualidade e resolutividade. • Implementar diretrizes e políticas nacionais e estaduais relacionadas à atenção primaria. • Monitorar e avaliar o desempenho das unidades de saúde, como Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégia Saúde da Família (ESF). • Desenvolver pianos estratégicos para fortalecer a atenção primária, considerando as necessidades locais. • Garantir a integração da atenção primaria com outros níveis de atenção, como média e alta complexidade. • Implementar programas de prevenção, promoção e cuidado integral à saúde da população. • Supervisionar a alocação e qualificação de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e agentes comunitários. • Promover capacitação continua para equipes de atenção primária. • Articular estratégias para fixação de profissionais emAreasde difícil acesso. • Acompanhar indicadores epidemiológicos e de desempenho da atenção primária. • Implementar ações corretivas com base em dados de saúde da população. • Garantir o uso de sistemas de informação em saúde para aprimorar a gestão e a tomada decisão • Coordenar ações intersetoriais para fortalecer a atenção primaria (educação, assistência social, saneamento,etc.). • Representar a atenção primária em conselhos, comitês e fóruns de gestão em saúde. • Trabalhar em parceria com organizações da sociedade civil e intintições acadêmicas para aprimorar as politicas de saúde. • Supervisionar a execução orçamentária da atenção primária, garantindo a boa aplicação dos recursos. • Buscar financiamento e investimentos para ampliação e qualificação dos serviços. • Monitorar o cumprimento de metas pactuadas no âmbito federal, estadual e municipal. • Expandir a cobertura da Estratégia Saúde da Família e equipes multiprofissionais. • Garantir o fornecimento de insumos, medicamentos e infraestrutura adequada nas UBSs. • Implementar inovaçoes e melhorias nos serviços, incluindo a telemedicina e novas tecnologias. |
SUPERVISOR DE ASSISTÊ CIA SOCIAL • Ensino Superior em Serviço Social, Sociologia. | • Supervisão das Equipes Técnicas - Coordenar assistentes psicologos e demais profissionais para gaiaatir aquaidade dos serviços prestados. |
Psicologia, Ciências Humanas ou Sociais Aplicadas. | • Planejamento e Implementação de Projetos Sociais — Desenvolver, executar e monitorar programas e ações sociais para atender comunidades em situação de vulnerabilidade. • Garantia do Cumprimento das Políticas Públicas — Assegurar que os serviços sigam as diretrizes do Sistema único de Assistência Social (SUAS) e demais legislações. • Acompanhamento e Avaliação dos Serviços — Monitorar a eficácia dos programas assistenciais por meio de indicadores e relatórios. • Capacitaçâo e Orientação da Equipe — Promover treinamentos e reuniões para alinhar metodologias e melhorar a atuação dos profissionais. • Articulação com Redes de Atendimento — Estabelecer parcerias com órgãos públicos, ONGs, instituições e comunidades para fortalecer a assistência social. • Gestão de Recursos — Acompanhar o uso de verbas, materiais e equipamentos necessários para a execução dos serviços. • Atendimento a Usuários e Mediação de Conflitos — Supervisionar os atendimentos e intervir em situações que exijam maior complexidade. • Elaboração de Relatórios e Pareceres Técnicos — Documentar as ações, desafios e impactos dos serviços sociais prestados. • Fiscalização e Cumprimento das Normas Éticas — Garantir que os atendimentos respeitem os princípios éticos da assistência social e os direitos dos usuários. |
HISTORIADOR • Curso Superior em História. | • Realizar pesquisas sobre a história local, abrangendo aspectos politicos, sociais, culturais e econômicos do município; • Coletar, organizar e catalogar documentos históricos, fotos, mapas e outros materiais relevantes; • Manter um banco de dados histórico acessível para uso público e acadêmico; • Identificar e promover a preservação de bens históricos e culturais, como prédios, monumentos e sítios arqueológicos; • Elaborar projetos de tombamento de patrimônio histórico e cultural junto aos órgãos competentes; • Trabalhar para conscientizar a população sobre a importância de preservar a história local; • Fornecer consultoria à administração municipal solve temas históricos, culturais e patrimoniais em projetos urbanos,turfsticos e educacionais; • Colaborar com a elaboração de políticas públicas relacionadas à cultura e memória histórica; • Assessoria no desenvolvimento de campanhas e programas para promover a história local nas escolas e entre os cidadãos; • Organizar eventos culturais, como exposições, palestras e seminérios, sobre a história do município; • Desenvolver materiais educativos, como livros, folhetos esites,para disseminar o conhecimento sobre a história local; • Trabalhar com escolas e universidades para incluir a história do município nos curriculos e atividades educacionais; • Supervisionar a criação e manutenção de arquivos históricos no município; • Gerir coleções públicas e privadas, garantindo a integridade e preservação dos acervos; • Desenvolver e implementar sistemas de digitalização e catalogação para facilitar o acesso à história local; • Colaborar no desenvolvimento de projetos turísticos voltados para o patrimônio histórico do município; Atuar como consultor para o setor de turismo, criando roteiros históricos e culturais que promovam o patrimônio local; • Participar da criação de festivais e eventos culturais que destaqucm a história c as tradições do município; • Escrever artigos, livros, e outros conteúdos sobre a história do município para divulgação pública e acadêmica; • Participar de projetos de pesquisa histórica sobre momentoschave ou figuras históricas locais; • Colaborar com a mídia local para promover a história e cultura do município; • Preservar e difundir as tradições e narrativas locais, promovendo o sentido de pertencimento e identidade cultural; • Registrar depoimentos de moradores e histórias locais, contribuindo para a memória coletiva do município; • Criar e organizar projetos que envolvam a comunidade na preservação e valorização da história local. |
OPERADOR DE ROCADEIRA MANUAL • Alfabetizado. | • Executar atividades de limpeza nasAreasurbanas e rurais utilizado a roçadeira manual;. • Após o corte, realizar a limpeza daArea,recolhendo e descartando a vegetação cortada de maneira adequada. |
OPERADOR DE PA CARREGADEIRA • Alfabetizado; • Habilitação categoria C ou superior | • Operar Pá Carregadeira para a consecução das diversas tarefas nas áreas urbanas e rurais do Município. |
PINTOR • Alfabetizado; • comprovação de Habilidade Profissional na área. | • Realizar as atividades de serralheria de interesse do Municipio, naAreaurbana e rural. |
TÉCNICO EM DIGITAÇÃO BPA • Ensino médio completo e curso de Informática básica | • Inserção de informações no sistema do SUS, principalmente no SIA/SUS (Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS; • Lançamento correto dos atendimentos realizados pelas unidades de saúde; • Verificação da consistência e exatidão das informações digiwins; • Conferência dos registros para evitar erros que possam impactar o faturamento dos serviços prestados; • Identificação e correção de inconsistências nos Boletins de Produção Ambulatorial (BPA); • Ajustes conforme normas do SUS e protocolos internos da unidade de saúde; • Fechamento e envio dos arquivos BPA para os órgãos competentes dentro dopram estipulado; • Manutenção da regularidade no repasse de informações para garantir o faturamento correto dos serviços; • Apoio As unidades de saúde e profissionais na organização e estruturação dos dados; • Comunicação com setores administrativos para esclarecimentos e ajustes necessários; • Estar atento As mudanças nas regras do SUS e atualizações do SIA/SUS; • Aplicação de novas diretrizes para evitar falhas no processamento de dados. |
ZELADOR DE ESGOTO • Alfabetizado | • Zelar da Estação de Tratamento de Esgoto Municipal. |